top of page
  • Foto do escritorSeguir Viagem

Uruguai de carro? Não erre na documentação!


De carro para o Uruguai? Sim!

E vamos passar neste post, todas as dicas, documentação e procedimentos necessários para que você possa curtir seu passeio da melhor maneira sem nenhum imprevisto!


Antes de iniciar este post, é importante salientar que estivemos no Uruguai na virada do ano de 2021 para 2022. Nesta época, as regras para ingressar no país eram outras, principalmente devido à pandemia de COVID19.

Vamos falar aqui da situação atual, em 2023. É sempre prudente você procurar as informações atualizadas no momento em que for viajar. E a melhor e mais confiável fonte de informação atualizada, é sempre a do consulado do país que você vai visitar, ok!?

Bora para o que interessa, então?


Ah, o Uruguai.... Apesar de pequeno, é um país lindo, repleto de cultura e com um povo muito hospitaleiro! O país sede da primeira copa do mundo, disputada no estádio Centenário em 1930. [Gravamos um vídeo no estádio que você pode conferir clicando aqui]

Os destinos mais procurados por lá são, a capital, Mondevidéu, Punta del Este, com suas lindas praias, Colônia do Sacramento, que guarda muita história da época da colonização e Piriápolis, local conhecido pelo misticismo.

Mas o foco deste post é a documentação para entrar no Uruguai de carro... Para saber mais sobre os locais que visitamos, acesse nosso Post sobre o Uruguai no final da página. Tem muita coisa legal lá!


Bom, para começar, é importante salientar que, para a entrada no país, você precisará portar, tanto a documentação pessoal, quanto a documentação do veículo. Caso você esteja acompanhado, todos devem estar com a documentação em ordem.

A seguir, vamos detalhar todas as documentações necessárias bem como algumas dicar para que você não enfrente problemas.


Documentação Pessoal


1) Passaporte válido por pelo menos 6 meses ou RG com até 10 anos de emissão

Nos países que fazem parte do Mercosul (Argentina,Brasil,Paraguai e Uruguai), basta você portar o RG com até 10 anos de emissão em bom estado. Mas se você não abre mão do carimbinho no passaporte, como a gente, leve-o com você. Além disso, utilizando seu passaporte, você ficará mais seguro, pois quando você faz sua entrada no país com o RG, as autoridades da Aduana irão lhe entregar um comprovante da sua entrada, contendo a data de entrada e este comprovante deve ser devolvido na saída do país, então, se atente! Exija o comprovante, confira se a data de entrada está correta e não o perca, ok?

Já quando você faz a entrada com seu passaporte, apenas o carimbo é o suficiente e você não ficará preocupado em perder nenhum comprovante.

A CNH é aceita e obrigatória para dirigir no Uruguai, mas não é aceita como documento de entrada no país.


2) Seguro viagem com cobertura para COVID19

Contratar seguro viagem com cobertura Covid-19 é um dos requisitos obrigatórios para a entrada de estrangeiros no país desde a reabertura de suas fronteiras para o turismo após a pandemia do novo Coronavírus.


3) Comprovante de vacinação

Quando estivemos no Uruguai, em 2021, além do comprovante do esquema completo de vacinação contra COVID19, foi necessário fazer um teste PCR, 72 horas antes da entrada no pais.

Hoje, o teste PCR é exigido apenas caso você não tenha o comprovante do esquema completo de vacinação contra COVID19. Você precisa apresentar o comprovante nacional de vacinação, emitido pelo SUS, neste link


Documentação do Veículo


1) Documentos de Propriedade do Veículo

Você precisará ter, impresso, o documento do veículo (CRLV em dia), em seu nome ou em nome de algum dos passageiros.

Atenção! Caso o veículo esteja alienado, você precisará solicitar uma autorização junto ao banco ou financeira para a saída do veículo do país. Essa autorização será pelo prazo determinado no Seguro Carta Verde, que falaremos a seguir.


2) Seguro Carta Verde

O Seguro Carta Verde é um seguro obrigatório que você precisará fazer e nada tem a ver com o seguro do seu veículo. Este seguro tem cobertura apenas contra terceiros, ou seja, caso você se envolva em algum acidente de trânsito, o seguro cobrirá apenas as despesas com o outro envolvido.

Este seguro você contrata por número de dias e pode ser feito com a maioria das corretoras de seguros. No caso de veículo alienado, conforme dito acima, você precisará do seguro contratado para solicitar o documento da financeira autorizando a saída do veículo pelo período contratado na Carta Verde.

Após a contratação e o recebimento da apólice, você precisará imprimi-la em papel A4 na cor verde, não se esqueça!


Itens Obrigatórios no Veículo


Este assunto é o que mais causa polêmicas quando o assunto é viajar de carro para o Uruguai, justamente porque a legislação de trânsito não é muito clara...

Mas, depois de muita pesquisa, entendemos que os itens abaixo são indispensáveis para que você não venha a ter problemas em uma eventual blitz:

- Dois Triângulos;

- Extintor;

- Kit de primeiros socorros;


Atenção às Leis de Trânsito no Uruguai!


  • O uso de faróis acesos é obrigatório a qualquer hora do dia, nas cidades e nas estradas;

  • O motorista que for flagrado alcoolizado por uma blitz no Uruguai está sujeito a multa, apreensão do veículo e da carteira de habilitação. Em caso de recusa em fazer o exame do bafômetro, vale a palavra do policial;

  • O uso do cinto de segurança é obrigatório;

  • É proibido fazer conversões à direita ou à esquerda nos semáforos, a menos que tenha um semáforo específico para conversões, ou haja sinalizações.

  • A placa de permitido estacionar é uma placa redonda azul e branca com a letra “E”. A mesma placa com um contorno vermelho é para veículos autorizados e está escrito “Reservado”.

  • Se a guia estiver pintada de vermelho, é proibido estacionar neste local.


Abastecimento

Lá não tem etanol e a gasolina é chamada de nafta.

A maior rede de postos é a ANCAP, onde abastecemos, com diesel, que é chamado por lá de Gas Oil. A gasolina comum da rede é chamada de Super e a gasolina aditivada, Premium.

No Uruguai, você também vai encontrar postos Petrobrás, mas independente do posto, o valor do combustível é bem elevado, mas em compensação o combustível é melhor. De qualquer forma, prefira encher o tanque no lado brasileiro e evite ficar abastecendo por lá. Fizemos a entrada pelo Chuí. Completamos o tanque antes de cruzar a fronteira e precisamos abastecer apenas uma vez em Montevidéu, na rede ANCAP, no dia em que já estávamos indo embora.


Pedágios

Transitando pelo país, você encontrará algumas praças de pedágio. Na época em que estivemos lá, existiam 2 formas de pagamento: Tag da empresa de pedágio ou em dinheiro local.

No entanto, desde 2022, são aceitos apenas pagamento eletrônico por tag, chamado por lá de Telepeaje.

Então, fique atento! Antes de iniciar sua viagem, você precisará cadastrar seu veículo na plataforma do Telepeaje, informando os dados do carro e placa.

O sistema de cobrança é bem simples: Ao passar pela praça de pedágio, é feita a leitura da placa do veículo. Ao chegar em seu destino, você precisará localizar uma agência da ABITAB e fornecer o mesmo documento que utilizou para realizar o cadastro do veículo no site, para pagamento dos pedágios.

O cadastramento do seu veículo pode ser feito através deste link: telepeaje.com.uy


Condições das Estradas

A maior parte das rodovias uruguaias são de mão dupla, com exceção do trecho próximo a Montevidéu, que é duplicado. Mas em geral, as condições das estradas são muito boas e não tivemos nenhum problema por onde passamos.


Agora, Prestenção!

1 - A saída do Uruguai pelo Chuí é bem tranquila e não existe barreira ou fiscalização. É de sua responsabilidade parar o carro e se dirigir aos agentes para pedir o registro da saída do país. Não se esqueça, pois caso não registre sua saída, você ficará ilegal e isso poderá acarretar problemas para você mais para frente.

2 - Respeite as leis de trânsito do país! Não exceda a velocidade da via permitida, use sempre o cinto de segurança, não beba quando estiver dirigindo e não se esqueça de trafegar sempre com os faróis acesos. Infringir as leis locais podem acarretar em pesadas multas e até a apreensão de seu veículo!

3 - Tenha sempre seus documentos pessoais (RG/Passaporte/Comprovante de vacinação) e os documentos do veículo (CRLV/Carta Verde/Autorização do banco, em caso de veículos financiados). Você pode ser parado em alguma blitz e todos estes documentos serão solicitados. Ah, caso tenha entrado no país com seu RG, precisará portar também o comprovante de entrada, que lhe foi entregue na fronteira.


E aí, curtiu mais essas dicas? Se tiver mais alguma dúvida, comente aqui para que possamos te ajudar!

Bora Seguir Viagem mais tranquilo agora?


Aproveita e segue a gente lá no Instagram! Ah, e se inscreve em nosso canal do Youtube também! ;-)

Valeeuuuu!!!

492 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page